Prefeitos piauienses discutem coincidência de mandatos na APPM

por Helson Barreira Pereira publicado 29/05/2019 12h33, última modificação 29/05/2019 12h33
Evento aconteceu na APPM, em Teresina, com a bancada federal.

Prefeitos piauienses se reuniram com a bancada federal na manhã desta segunda-feira (27), na APPM em Teresina. Entre os assuntos discutidos está a PEC 56/2019 que propõe a unificação das eleições.

O presidente da APPM, Jonas Moura, defende a coincidência de mandatos. Segundo o prefeito de Água Branca, o custo estimado de uma eleição chega a R$ 16 bilhões.

“Estamos trabalhando a coincidência de mandatos, eu gostaria de ver o Brasil desenvolvendo, os municípios com melhor qualidade de vida e, para isso, precisamos economizar cerca de 16 bilhões de reais que foram gastos nas últimas eleições. O Brasil não aguenta mais eleição de dois em dois anos. Defendemos [APPM] a unificação de mandatos e urgentemente a reforma da previdência”, afirmou Jonas Moura.

O senador Elmano Férrer, também apoia a aprovação da PEC. "A eleição única, coincidindo com eleição de prefeitos, vereadores, governador, deputados e presidente é o ideal. Sou favorável à coincidência das eleições. Agora, isso tem que ser trabalhado", declarou ao R10.

A deputada federal Marina Santos destacou a importância da discussão do assunto. "Essa união entre o legislativo e o municipalismo é excelente. A gente estreita os laços, ouvimos a demanda e é muito importante esse tipo de evento".

O deputado estadual Georgiano Neto acredita que o fim das eleições a cada dois anos é 'saudável' para a política do país. "Toda pauta em defesa dos municípios do Piauí e Brasil, o nosso mandato está a disposição. É uma matéria que tem uma certa polêmica, mas é fundamental para que a gente possa além de ter uma economia, também evitar comentar que possamos estar ao longo de todo o mandato tratando somente sobre eleição, sobre política".