BERTOLÍNIA tem ruas, prédios e comércios destruídos após forte chuva na cidade.

por Helson Barreira Pereira publicado 17/02/2017 12h28, última modificação 17/02/2017 12h28
Decretado Estado de Emergência.

O sul do Piauí vive um inverno bom este ano, em algumas cidades a chuva prevista para um mês caiu em poucos dias, como é o caso de Bertolínia, há 430 quilômetros de Teresina e com aproximadamente 7 mil habitantes. No final de semana o tempo foi fechado e as chuvas não pararam, na quinta e sexta-feira passada o forte temporal acabou causando prejuízos a muitos moradores.

Com um celular, os moradores registraram a destruição causada pelo temporal. Um morador quase perdeu a sua casa, a chuva cobriu a rua e ele relatou os momentos que viveu durante a tempestade: ?Eu estava com um amigo dentro de casa e assistimos, como medo, toda a chuva, que quase destruiu a frente da minha casa?, detalhou.

O muro do prédio do SAMU caiu e o resto corre risco desabar. Nem uma igreja escapou, o muro também foi ao chão. A moradora de uma casa que fica ao lado da Igreja do Véu teve um susto com a inundação após sair de casa.

No centro da cidade mais prejuízos, calçamentos arrastados pelas aguas, muros caídos, nem o do hospital resistiu. A agua tomou de conta de tudo, ninguém se arriscava a sair de casa.

O açude Xixá, principal ponto de lazer da cidade estava quase sem agua, mas com poucas chuvas encheu e transbordou nesse final de semana, a agua invadiu os bares do local e ameaça isolar a cidade.

Nem o calçamento ficou no lugar, a forte correnteza arrancou pedras e algumas ruas ficaram intrafegáveis. A casa do secretário de Obras, Marlon, foi invadida pela agua, as ruas foram encobertas e até o prédio da prefeitura foi vítima, o gabinete do prefeito ficou inundado, as paredes e o teto apresentam rachaduras, na escola Bertolino Rocha o muro também caiu, os prejuízos são incalculáveis.

As marcas deixadas pelo temporal ficaram na cidade e esse inverno ficará marcado na vida de muita gente. As chuvas não param e a cidade guarda o dilema deixado pela forte chuva, que já invadiu até plantações de pequenos agricultores do município. O prefeito de Bertolínia, Luciano Fonseca, decretou na manhã desta sexta-feira (10) estado de emergência e calamidade após estragos provocados pela forte chuva.